sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A convecção e os movimento das placas litosféricas

       Existem dois processos de transferência de calor do interior da terra para a superfície que são:

       -Condução litosférica

       -Convecção



       Actualmente já é possível confirmar a existência de células de convecção ao nível do manto através da tomografia sísmica.
       A tomografia sísmica usa registos sísmicos digitais para a construção de imagens do interior da Terra. Este processo inicia-se com a localização e caracterização de um conjunto de sismos significativos. Com este método foi possível identificar variações laterais no interior do manto.

                  
                                                                                           
    Reflexão: 
           A condução litosférica e a convecção são dois mecanismos completamente diferentes. A condução litosférica consiste no mecanismo pelo qual o calor é transferido na litosfera, de zonas de mais alta temperatura para mais baixas. A convecçao consiste num fluido quente que dilata e ascende a superfície por ser menos denso que o meio. Depois da sua ascensão o fluido baixa a sua temperatura, aumentando assim a sua densidade o que faz com que este se baixe.


                           



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tectónica de placas

         A teoria da tectónica de placas consiste na ideia que a camada mais superficial da terra (litosfera), esta divididas em várias placas (placas litosféricas) que se movem umas em relação às outras.
Estas placas estão unidas, e a zona em que se unem chama-se limites entre placas.

Há três tipos de limites de placa: 
  Limites divergentes 
  Limites convergentes 
  Limites transformantes

Leg.1-Dinâmica terrestre


Campos magnéticos

          O campo magnético da Terra é formado pelo gigantesco magma liquido de materiais metálicos existentes no centro da Terra, e que estabelece com o exterior atmosférico uma linha de orientação geo-magnética e electromagnética de norte-sul, com o nosso planeta. 

                                                   Leg.2-Campo magnético terrestre
Paleomagnetismo

             Basicamente o paleomagnetismo é o que estuda o campo magnético das rochas, isto serve para avaliar as mudanças do campo magnético da Terra e também para estudar a movimentação dos continentes.
Existem dois tipos de polaridade: polaridade normal e polaridade inversa.

Leg.3-Representação da polaridade da Terra





Reflexão: 
         A teoria da tectónica de placas traz muita ajuda para compreender os fenómenos antes acontecidos na terra. Apesar de existirem ainda algumas controvérsias esta teoria apresenta vários argumentos lógicos, que nos mostram que os continentes tiveram antes ligados.
         Nas fronteiras das placas existem limites, limites estes que podem ser divergentes, convergentes ou transformantes. O motor que comanda todos estes movimentos é o calor interno da terra (movimentos de convecção)
         Esta teoria da tectónica de placas explica, ao contrário do que disse wegner, que são as placas que se movem e não os continentes.


Fonte: http://domingos.home.sapo.pt/tect_placas_6.html  
         http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/tect%C3%B3nica-de-placas/paleomagnetismo




    



domingo, 17 de outubro de 2010

Fotografia Panorâmica

           Foto panorâmica é uma vista inteira a determinado local. É uma imagem que tem um campo de visão igual ou superior ao campo da visão humana.

Leg.1-Foto panorâmica
                                  Fotografia da autoria de Guilherme Costa & Luis Miguel & Miguel Coelho 

Regra dos Terços

         Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

Leg.1-Fotografia normal

Leg.2-Fotografia com a aplicação da regra dos terços
Fotos da autoria de Luís Miguel & Guilherme Costa & Miguel Coelho

Macrofotografia

        A macrofotografia é um ramo da fotografia voltada aos pequenos objetos, mostrando aos nossos olhos detalhes muita vezes invisíveis a olho nu, sendo provavelmente este um dos motivos do seu encanto.


                                          Leg.1-Exemplo de uma macrofotografia 
                             Fotos da autoria de Guilherme Costa & Luís Miguel & Miguel Coelho

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Exercício sobre a Teoria da Deriva dos Continentes

Clique no link


http://tuta.no.sapo.pt/cn7/placas.htm

Teoria da Deriva Dos Continentes

Foi em 1912 que o meteorologista alemão Alfred Wegener apresentou uma teoria sobre a mobilidade dos continentes, denominada de “Teoria da Deriva dos Continentes”. Segundo aquele cientista, há 225 milhões de anos, os continentes estavam reunidos num único super-continente, a Pangea (do grego: todas as terras), rodeado pelo oceano Pantalassa. A Pangea começou depois a fragmentar-se, individualizando continentes que se movimentaram ate à posição que actualmente ocupam.
    




            Argumentos de Wegener 


Argumentos Geológicos e Morfológicos


        Os continentes encaixam entre si como um puzzle, sendo mais evidente entre as costas Oeste de África e Este da América do Sul. Wegener citou também a existência de cinturas de montanhas dobradas similares em várias regiões do Globo, o que o levou a pensar numa continuidade entre os continentes no passado.
                 
Leg.1-Azona a vermelho representa a continuidade das cordilheiras montanhosas.


       
Leg.2-A figura representa o ajuste, actual, da linha de costa do continente da América do Sul com o continente de África. Com a cor roxa representam-se as estruturas geológicas e rochas tipo perfeitamente idênticas. 

Argumentos Paleontológicos


Fósseis da mesma espécie foram encontradas em locais que distam milhares de quilómetros e estão actualmente separados por oceanos. É pouco provável que estes seres vivos pudessem ter percorrido estas elevadas distancias.
           
Leg.3-Esquema mostrando a distribuição geográfica de fósseis de animais e plantas no supercontinente da Pangea.


Argumentos Paleoclimáticos


O estudo dos climas antigos trouxe algumas surpresas. Os sedimentos glaciares, que só se formam a altas latitudes e baixas temperaturas, foram encontrados em zonas como África do Sul e a América do Sul. Isto indica que estes continentes já estiveram a latitudes próximas do pólo sul e que entretanto se afastaram, mantendo os registos nas rochas.
Leg.4-Na África do Sul, os traços desta glaciação foram intensamente estudados sendo possível, em certos locais, determinar a direcção do movimento do gelo através das estrias por ele efectuadas na superfície das rochas.



Fonte:http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/tect%C3%B3nica-de-placas
           http://domingos.home.sapo.pt/tect_placas_1.html



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Apresentação

           Com este blogue pretendemos melhor os conceitos de geologia em nós instituídos, pretendemos apresentar conteúdos de qualidade e úteis para o nosso ano lectivo.
           Ao longo do ano vamos apresentar regularidade e organização da nossa informação.
           O Grupo vai ser responsável ao longo do ano em relação ao blogue, para que no final obtenha resultados desejados.



Grupo constituído por :

Guilherme Costa n:12
Luis Correia n:21
Miguel Coelho n:23