sexta-feira, 29 de abril de 2011

Impacte de actividade mineira/remediação

       Escombreira: zona de depositamento de ganga, material estéril.

       Estes depósitos podem originar graves impactes no ambiente, chegando mesmo a contaminar as águas e os solos.

De vários impactes negativos vamos agora referir alguns:
- Poluição da atmosfera (gases e poeiras);
- Poluição sonora;
- Contaminação das águas e solos;
- Impactes a nível da paisagem;
- Modificação de fauna e flora;

Fig.1-Poluição da exploração de recursos geológicos


      Hoje em dia em Portugal verifica cada vez mais o abandono de minas, isto estraga cada vez mais as paisagens portuguesas mas, nem todos os casos são de impactes negativos. Em Portugal temos um exemplo de reconstituição de uma mina abandonada, o estádio do axa (S.C de Braga).


Reflexão:

Como podemos ver a exploração mineira é bastante prejudicial para o meio ambiente, polui bastante. Também se sabe que muitas minas deixam de ser rentáveis e ficam ao abandono, 
facto que é cada vez mais frequente no nosso país.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Recursos Minerais

      São concentrações de rochas e minerais na crusta terrestre que pode ser explorado.Estes são considerados não renováveis, pois demoram muito tempo a serem produzidos. Os existentes actualmente na terra foram produzidos por processos dinâmicos terrestres ao longo de milhões de anos.
Fig.1- Rochas e Minerais

        Os recursos minerais podem classificar-se em:
  
       Recursos minerais metálicos: Os recursos minerais mais abundantes são: o cobre (Cu), o alumínio, o zinco , o ferro e o chumbo por outro lado, o ouro, a prata (Ag), e a platina são os mais escassos na Natureza. Quando estes elementos químicos se encontram concentrados em determinados locais, com um teor várias vezes superior ao clarke, poderemos estar na presença de um jazigo mineralO material que, num jazigo mineral, é aproveitável designa-se por minério. O material que, no mesmo jazigo mineral, é rejeitado designa-se por ganga.
     
    Recursos minerais não metálicos: Estes recursos são relativamente abundantes na Natureza. Constituem para as sociedades modernas, substâncias que devem ser consideradas, como bens de primeira necessidade. Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o mármore são fundamentais para o seu bem-estar.
                                                    Fig.2-Minerais

      Portugal é um país relativamente rico em recursos minerais não metálicos, estes assumem particular importância, como materiais de construção e de ornamentação, nomeadamente o xisto, o granito, o basalto, o mármore, o calcário, as areias e as argilas.  No que diz respeito aos minérios metálicos, Portugal exporta enormes quantidades de cobre e estanho (jazida de Neves Corvo que se encontra na conhecida faixa piritosa). Contudo, existem também outras reservas, que poderão ser exploradas caso o panorama internacional se modifique.

O nosso país também possui regiões uraníferas, este tipo de mineral é muito importante, pois através deste pode-se criar energia eléctrica. As regiões uraníferas em Portugal continental são:
→ Douro e Trás – os – Montes
→ Beiras ou Centro
→ Alto Alentejo

E actualmente para que servem estes recursos?
  
   Certamente ainda não demos conta mas, as sociedades, estão completamente dependentes dos recursos minerais. Pois, objectos e certos materiais nessecitam ou são minerais. Repara:
→ Vidro – No seu fabrico utilizam-se areias siliciosas;
→ Relógios – utiliza-se um mineral designado quartzo para o fabrico de alguns relógios;
→ Cobaltite – extrai-se o cobalto que é utilizado na radioterapia;
→ Uma mistura de columbite tantalite, é essencial no fabrico de videojogos;
→ Volframite – é um minério de volfrâmio e tungsténio, em que este devido ao seu elevado ponto de fusão é utilizado para o fabrico do filamento de lâmpadas incandescentes.
→ Halite – sal que utilizamos diariamente na cozinha.


                                                     Fig.3- Utilização dos Minerais

Como se extraem os recursos minerais e quais as suas consequências?

A extracção de recursos minerais dá-se principalmente sobre dois processos:

 → Exploração a céu aberto – normalmente são retirados recursos não metais e rochas ornamentais, estes alteram em muito a paisagem quer na remoção de árvores, quer nas grandes depressões que ficam após da retirada das rochas ornamentais, para minimizar esse impacto frequentemente enche-se essas depressões com solo o que não é 100% eficaz.



→ Explorações subterrâneas – em que são retirados os recursos metálicos, há a abertura de galerias no interior da terra, para isso há um abate da vegetação local mas, o mais preocupante como já foi referido quando há exploração do minério este vem sempre acompanhado com material que não tem valor económico que é designado por ganga, que é acumulada no exterior da mina formando as escombreiras, estas são prejudiciais ao meio ambiente pois contêm metais pesados que para além de poluírem o solo pode também contaminar os aquíferos.
                                                 Fig.6-Escombreira
               



Reflexão:

Como podemos ver a exploração mineira é bastante prejudicial para o meio ambiente, polui bastante. Também se sabe que muitas minas deixam de ser rentáveis e ficam ao abandono, facto que é cada vez mais frequente no nosso país. 


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Exploração de recursos geológicos

       Esta exploração tem levado a grandes alterações a nível ambiental. Devido ao desenvolvimento positivo das novas tecnologias cada vez se torna mais fácil explorar o planeta e os seus recursos, o que leva a um aumento dos impactes negativos e a um rápido esgotamento desses recursos.

Fig.1-Recursos Geológicos

Recursos geológicos – materiais que o planeta fornece á população.


Reflexão: 

      Devido á grande exploração destes recursos que o planeta nos fornece tem-se notado uma grande diminuição destes. Cada vez mais o Homem tem mais possibilidades/formas de explorar os recursos geológicos, mas se não parar chegara ao limite do nosso planeta.