terça-feira, 10 de maio de 2011

Causa da degradação dos solos

      Ao longo dos anos, o Homem é cada vez mais responsável por ser o principal modificador dos solos. A utilização destes para diferentes necessidades tem contribuído enormemente para a sua degradação.

      Ciclo hidrológico: o ciclo da água ou ciclo hidrológico refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.

       Evapotranspiração: usa-se este termo como combinação da quantidade que evapora do solo da que é libertada pela transpiração das plantas, dado que não é possível distingui-las.

Fig.1-Ciclo da Água 

Reflexão:

       A degradação do solo constitui um grave problema a nível mundial. O solo é um recurso natural finito, o tempo necessário para a sua formação é demasiado longo para compensar as perdas que normalmente ocorrem.
       O ciclo hidrológico é de um modo simples, a circulação continua da água dos oceanos para a atmosfera, da atmosfera para a crusta continental e desta para os oceanos. O ciclo hidrológico é movido pela energia solar e pela força de gravidade, no qual a atmosfera tem uma ligação fundamental entre os oceanos e os continentes.


Recursos hídricos subterrâneos nos Açores



Fig.1 Recursos hídricos subterrâneos nos Açores

Reflexão:

       Neste tópico tentamos dar a conhecer um recurso hídrico subterrâneo em Portugal, e neste caso nas ilhas dos Açores.
       Na imagem a cima consegue-se perceber nitidamente o ciclo da água, passando por várias fases, até chegar ao ponto em que partiu, ou outro.
Para perceber a parte teórica relativa ao ciclo hídrico nos Açores clique no link em cima.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Exploração e modificação dos solos

       Solo: é todo o material solto, móvel, com uma espessura variável, que se localiza na interface da rocha sã com a atmosfera.

       Pedosfera: película muito fina da superfície terrestre, onde a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera se sobrepõem e interactuam.

                                                Fig.1 - Solo Horizontal 

No estudo de um solo podemos considerar três fases da matéria: uma fase sólida (50%), uma fase líquida (25%) e uma fase gasosa (25%).

       Fase sólida: é constituída por minerais e restos orgânicos. Considera-se a existência de uma fracção mineral e uma fracção orgânica, constituída por um tipo de matéria particular designada por húmus.

       Fase líquida: esta fase é essencialmente formada pela água que se infiltra no solo ou ali originada. O teor em água depende de factores, como o clima, o relevo, a cobertura vegetal, a porosidade e a capacidade de retenção de alguns elementos constituintes da fase sólida.

       Fase gasosa: é constituída, em grande parte, pelo ar e por outros gases ali libertados.

       Pedon: bloco tridimensional do solo, é o menor volume de solo que expressa todas as características do solo. Um pedon é normalmente caracterizado por um perfil, perfil do solo, onde é identificável os horizontes do solo.

       Pedologia: ciência que estuda os processos intervenientes na formação dos solos, bem como os factores no âmbito da dinâmica externa que estão envolvidos na génese do solo (pedogénese).

Reflexão:

       É deveras importante o conhecimento de qualquer solo que seja para posterior construção de edifícios ou de campos de cultivo, para isso e necessário saber o que se encontra no solo e se é apropriado para os nossos fins.
       Ao conjunto de horizontes do perfil do solo constitui o solum, com a excepção da rocha-mãe que se encontra parcialmente alterada no fundo do perfil do solo.
       Os processos da pedogénese conduzem a uma diferenciação de camadas mais ou menos paralelas à superfície do terreno, formando os horizontes do solo a partir de transformações mais ou menos complexas.


http://w3.ufsm.br/fisica_e_genese/Graduacao/Tansparencias/Rochas_Antonio/MorfologiaSPAImoificado.pdf