Conhece-se hoje, que as cadeias de montanhas e outras estruturas geológicas estão em constante movimento. Estes movimentos vão perdendo intensidade ao longo do tempo, até porque algumas estruturas vão desaparecendo com o tempo.
Leg.1-Estrutura geológica
Dorsais oceânicas
Zona de pequeno relevo, existente no fundo oceânico. Nesta zona ocorre um limite divergente, o que provoca o expandimento oceânico.
Leg.2-Dorsal Médio-oceânica
Acreção oceânica
Afastamento progressivo de litosfera oceânica, o que permite a formação de uma nova litosfera oceânica, sendo este fenómeno muito lento.
Falhas transformantes
Ocorre o deslocamento entre dois segmentos da dorsal, segmento este que não varia. Mas quando o deslocamento se realiza em sentidos contrários, formam-se sismos.
Leg.3-Falhas transformantes
Arco insular
Tipo de relevo oceânico onde ocorrem fenómenos sísmicos e vulcânicos. Consiste num conjunto de alinhamento de ilhas vulcânicas associadas a uma fossa.
Leg.4-Arco insular
Bacias sedimentares
Uma bacia sedimentar corresponde a uma depressão topográfica, ocupando por vezes áreas muito vastas na crusta terrestre. Estas depressões são preenchidas por depósitos constituídos, essencialmente, por rochas sedimentares, embora possam também existir rochas vulcânnicas.
Leg.5-Bacia Sedimentar
Cadeias Montanhosas
Sempre que o processo de de convergência de placas não é equilibrado por um processo de suducção total, passam a existir esforços compressivos, levando à ocorrência de processos de deformação continuar a ocorrer, obtém-se uma verdadeira cadeia de montanhas.
Leg.6-Formação de cadeias montanhosas
Reflexão:
Grandes estruturas geológicas como as cadeias montanhosas sempre despertaram o interesse dos geólogos, a tectónica de placas ajudou a melhor compreender a formação destas grandes estruturas. Os fundos oceânicos tem um papel muito importante na geologia pois nestes locais a erosão e praticamente inexistente, daí os relevos serem reveladores de intensa actividade geológica.
Um dos relevos mais interessantes dos fundos oceânicos são as dorsais oceânicas. Ao nível das dorsais oceânicas podemos observar um conjunto de falhas transversais que originam uma serie de interrupções denominadas de falhas transformantes.
Fonte: http://espaconaturaltocolando.blogspot.com/2010/04/estruturas-geologicas-e-rochas.html
http://www.laalianzadegaia.com/energia_interna.html