'' Uma radical mudança climática há 70 milhões de anos pode ajudar a explicar as transformações vividas com o fim do período Cretáceo e o desaparecimento dos grandes dinossauros, segundo parecem indicar fósseis encontrados na Amazônia peruana.
"Com esta descoberta mostramos o que os cientistas vinham propondo há tempos: não foi o meteorito de Iucatã que extinguiu as espécies, mas a extinção tinha começado antes", explicou à Agência Efe Klaus Hönninger, diretor do Museu Paleontológico Meyer-Hönninger, que fica em Chiclayo (norte do Peru).
Hönninger se refere aos fósseis encontrados em camadas de vários rios da Amazônia peruana, local que nos últimos tempos revela segredos animais, botânicos, arqueológicos e, agora, paleontológicos.
Por precaução, o cientista se nega a revelar a localização exata das camadas estudadas e se limita a indicar que ficam nas bacias dos rios Ucayali e Huallaga, pois quer evitar a aparição de oportunistas e depredadores.
A teoria mais aceita para explicar a grande extinção que houve no período Cretáceo até o momento era a proposta pelo prêmio Nobel Luis Álvarez, que defendia que o impacto de um meteorito em Iucatã (México) há 65 milhões de anos provocou a extinção de boa parte da fauna e da flora do planeta, o que levou à passagem da era dos grandes dinossauros à dos mamíferos.
Segundo assinalou Hönninger, porém, esta teoria tem um ponto falho: como explicar que perante uma catástrofe desta dimensão algumas espécies sobreviveram enquanto outras foram extintas? Movidos por essa inquietação, os cientistas do museu Meyer-Hönninger começaram a percorrer desde novembro as bacias de vários rios da Amazônia peruana em busca de camadas pertencentes àquela remota era geológica. (...) ''
Fig.1- Dinossauro
Reflexão:
Esta notícia é interessante porque leva-nos a pensar que actualmente as várias teorias são recompostas e alteradas por outras teorias, até ao presente a teoria em foco para o desaparecimento dos dinossauros foi a queda do meteorito, nesta noticia verifica-se uma nova teoria do desaparecimento dos dinossauros, as mudanças climáticas.
Com esta descoberta, pode-se demonstrar que no fim do período Cretácico o planeta viveu uma rigorosa mudança climática que antes do impacto do meteorito já poderia ter começado a extinção de muitas espécies.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4975726-EI188,00-Teriam+os+dinossauros+sucumbido+a+mudanca+climatica.html