Ao longo dos anos, o Homem é cada vez mais responsável por ser o principal modificador dos solos. A utilização destes para diferentes necessidades tem contribuído enormemente para a sua degradação.
Ciclo hidrológico: o ciclo da água ou ciclo hidrológico refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
Evapotranspiração: usa-se este termo como combinação da quantidade que evapora do solo da que é libertada pela transpiração das plantas, dado que não é possível distingui-las.
Fig.1-Ciclo da Água
Reflexão:
A degradação do solo constitui um grave problema a nível mundial. O solo é um recurso natural finito, o tempo necessário para a sua formação é demasiado longo para compensar as perdas que normalmente ocorrem.
O ciclo hidrológico é de um modo simples, a circulação continua da água dos oceanos para a atmosfera, da atmosfera para a crusta continental e desta para os oceanos. O ciclo hidrológico é movido pela energia solar e pela força de gravidade, no qual a atmosfera tem uma ligação fundamental entre os oceanos e os continentes.