Solo: é todo o material solto, móvel, com uma espessura variável, que se localiza na interface da rocha sã com a atmosfera.
Pedosfera: película muito fina da superfície terrestre, onde a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera se sobrepõem e interactuam.
No estudo de um solo podemos considerar três fases da matéria: uma fase sólida (50%), uma fase líquida (25%) e uma fase gasosa (25%).
Fase sólida: é constituída por minerais e restos orgânicos. Considera-se a existência de uma fracção mineral e uma fracção orgânica, constituída por um tipo de matéria particular designada por húmus.
Fase líquida: esta fase é essencialmente formada pela água que se infiltra no solo ou ali originada. O teor em água depende de factores, como o clima, o relevo, a cobertura vegetal, a porosidade e a capacidade de retenção de alguns elementos constituintes da fase sólida.
Pedon: bloco tridimensional do solo, é o menor volume de solo que expressa todas as características do solo. Um pedon é normalmente caracterizado por um perfil, perfil do solo, onde é identificável os horizontes do solo.
Pedologia: ciência que estuda os processos intervenientes na formação dos solos, bem como os factores no âmbito da dinâmica externa que estão envolvidos na génese do solo (pedogénese).
Reflexão:
É deveras importante o conhecimento de qualquer solo que seja para posterior construção de edifícios ou de campos de cultivo, para isso e necessário saber o que se encontra no solo e se é apropriado para os nossos fins.
Ao conjunto de horizontes do perfil do solo constitui o solum, com a excepção da rocha-mãe que se encontra parcialmente alterada no fundo do perfil do solo.
Os processos da pedogénese conduzem a uma diferenciação de camadas mais ou menos paralelas à superfície do terreno, formando os horizontes do solo a partir de transformações mais ou menos complexas.
Sem comentários:
Enviar um comentário