segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Glaciares

                Glaciares: são massas de gelo que se originam à superfície terrestre devido à acumulação, compactação e recristalização da neve.
              
                Nevado: neve cristalizada de aspecto granular, mais compacta e com maior densidade que os cristais de neve. O nevado em massa sólido forma o gelo glaciário

                Calotes polares ou inlandsis: grandes massas de gelo que cobrem o relevo sobre o qual se depositaram.

Fig.1- Calote Polar
               
              Icebergue: grande massa de gelo que atinge o mar, ficando a flutuar. Nos dias de hoje existem duas grandes calotes polares, estas estão situadas na Gronelândia e na região da Antárctida.

Fig.2-Icebergue
               
               Glaciares de montanha: massas de gelo que não cobrem por completo a topografia da região, estando limitadas por paredes rochosas escarpadas. Dos glaciares de montanha podemos reconhecer o glaciar de vale ou alpino e o glaciar de circo ou circo.
            
                O glaciar de circo é uma depressão funda em forma de anfiteatro localizada no topo das montanhas. O lado a juzante apresenta-se cortado e é normalmente a zona de origem de um glaciar de montanha. Quando o gelo desaparece pode ocorrer nesses locais a formação de um lago (lago de circo).


 
Fig.3- Lago de circo


                                                      Fig.4- Glaciar de circo                                                                                  


         O glaciar de vale apresenta na zona de cabeceira uma depressão em forma de anfiteatro, rodeada por vertentes muito íngremes, que constituem áreas de acumulação de neve que vão alimentar as línguas glaciárias que se deslocam ao longo de um vale.     

Fig.5 Glaciar de vale

            Ablação: devido a acção da gravidade desde as zonas de acumulação, onde o nevado se acumula até as zonas onde se verifica o seu desgaste. Nesta zona, o corpo glaciar pode desaparecer como resultado da fusão, da evaporação ou da fragmentação de blocos de gelo. À medida que decorre o deslocamento do glaciar originam-se algumas tensões que provocam fendas superficiais perpendiculares à língua glaciária denominadas crevasses.
             

Rochas aborregadas: saliências rochosas do leito glaciário que ficam arredondas pela acção modeladora do glaciar.

Torrente subglaciária: corrente de água que se apresenta num glaciar de montanha.

Tilitos: rocha sedimentar resultante da compactação e cimentação de sedimentos .

Blocos erráticos: blocos de grandes dimensões que foram transportados por glaciares e que se encontram incluídos nos tilitos ou livres na superfície de terrenos de fraco declive.

Moreias: acumulações significativas de tilitos, de tal modo que numa região após o recuo do glaciar originam-se aspectos geomorfológicos.
             
             Dependendo da posição das moreias se localizam ao nível do vale glaciário, podemos considerar as moreias laterais, centrais, de fundo e frontais.
                


Reflexão:
                Para que surja um glaciar numa região, é necessário que a precipitação nival nos meses mais frios seja muito abundante, e desse modo supera a quantidade daquela que se funde no Verão. Na actualidade a formação de glaciares dá-se em zonas de baixa (polares) altitude e zonas de elevada altitude como em certas regiões montanhosas.




Fonte:

2 comentários: