sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Teoria da Deriva Dos Continentes

Foi em 1912 que o meteorologista alemão Alfred Wegener apresentou uma teoria sobre a mobilidade dos continentes, denominada de “Teoria da Deriva dos Continentes”. Segundo aquele cientista, há 225 milhões de anos, os continentes estavam reunidos num único super-continente, a Pangea (do grego: todas as terras), rodeado pelo oceano Pantalassa. A Pangea começou depois a fragmentar-se, individualizando continentes que se movimentaram ate à posição que actualmente ocupam.
    




            Argumentos de Wegener 


Argumentos Geológicos e Morfológicos


        Os continentes encaixam entre si como um puzzle, sendo mais evidente entre as costas Oeste de África e Este da América do Sul. Wegener citou também a existência de cinturas de montanhas dobradas similares em várias regiões do Globo, o que o levou a pensar numa continuidade entre os continentes no passado.
                 
Leg.1-Azona a vermelho representa a continuidade das cordilheiras montanhosas.


       
Leg.2-A figura representa o ajuste, actual, da linha de costa do continente da América do Sul com o continente de África. Com a cor roxa representam-se as estruturas geológicas e rochas tipo perfeitamente idênticas. 

Argumentos Paleontológicos


Fósseis da mesma espécie foram encontradas em locais que distam milhares de quilómetros e estão actualmente separados por oceanos. É pouco provável que estes seres vivos pudessem ter percorrido estas elevadas distancias.
           
Leg.3-Esquema mostrando a distribuição geográfica de fósseis de animais e plantas no supercontinente da Pangea.


Argumentos Paleoclimáticos


O estudo dos climas antigos trouxe algumas surpresas. Os sedimentos glaciares, que só se formam a altas latitudes e baixas temperaturas, foram encontrados em zonas como África do Sul e a América do Sul. Isto indica que estes continentes já estiveram a latitudes próximas do pólo sul e que entretanto se afastaram, mantendo os registos nas rochas.
Leg.4-Na África do Sul, os traços desta glaciação foram intensamente estudados sendo possível, em certos locais, determinar a direcção do movimento do gelo através das estrias por ele efectuadas na superfície das rochas.



Fonte:http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/tect%C3%B3nica-de-placas
           http://domingos.home.sapo.pt/tect_placas_1.html



Sem comentários:

Enviar um comentário