quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tectónica de placas

         A teoria da tectónica de placas consiste na ideia que a camada mais superficial da terra (litosfera), esta divididas em várias placas (placas litosféricas) que se movem umas em relação às outras.
Estas placas estão unidas, e a zona em que se unem chama-se limites entre placas.

Há três tipos de limites de placa: 
  Limites divergentes 
  Limites convergentes 
  Limites transformantes

Leg.1-Dinâmica terrestre


Campos magnéticos

          O campo magnético da Terra é formado pelo gigantesco magma liquido de materiais metálicos existentes no centro da Terra, e que estabelece com o exterior atmosférico uma linha de orientação geo-magnética e electromagnética de norte-sul, com o nosso planeta. 

                                                   Leg.2-Campo magnético terrestre
Paleomagnetismo

             Basicamente o paleomagnetismo é o que estuda o campo magnético das rochas, isto serve para avaliar as mudanças do campo magnético da Terra e também para estudar a movimentação dos continentes.
Existem dois tipos de polaridade: polaridade normal e polaridade inversa.

Leg.3-Representação da polaridade da Terra





Reflexão: 
         A teoria da tectónica de placas traz muita ajuda para compreender os fenómenos antes acontecidos na terra. Apesar de existirem ainda algumas controvérsias esta teoria apresenta vários argumentos lógicos, que nos mostram que os continentes tiveram antes ligados.
         Nas fronteiras das placas existem limites, limites estes que podem ser divergentes, convergentes ou transformantes. O motor que comanda todos estes movimentos é o calor interno da terra (movimentos de convecção)
         Esta teoria da tectónica de placas explica, ao contrário do que disse wegner, que são as placas que se movem e não os continentes.


Fonte: http://domingos.home.sapo.pt/tect_placas_6.html  
         http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/tect%C3%B3nica-de-placas/paleomagnetismo




    



Sem comentários:

Enviar um comentário