sábado, 22 de janeiro de 2011

A história geológica de uma região

Fig.1-Carta geológica de Portugal 
         
         Carta geológica - documento científico e técnico onde se encontram sintetizadas, sobre um fundo topográfico, informações relativas aos materiais rochosos e aos fenómenos geológicos que ocorrem na região abrangida.
         
          Escala - razão constante entre a medida que une dois pontos na carta e a sua distância real.
          
          Escalas estratigráficas - segmento de recta dividido em partes iguais, cada das quais representando uma determinada medida.

Legenda – Conjunto de sinais que descrevem a natureza no seu redor.

Coluna estratigráfica – representação gráfica das formações que se encontram na carta, dispostas na vertical.

Sinais convencionais – conjunto de sinais que identificam e posicionam acidentes estruturais de interesse geológico-mineiro e arqueológico.

Cortes geológicos – representação esquemática que permite visualizar a disposição e a relação das camadas que se encontram em profundidade.


Reflexão: As cartas geológicas são muito importantes em diferentes aspectos. Para podermos saber como era um determinado terreno numa determinada altura, para nos guiarmos em determinados terrenos e saber as características desse terreno. Há algumas características a considerar numa carta geológica para podermos obter melhor resultados ao ler a carta, como a legenda a coluna estratigráfica, alguns sinais convencionais, cortes geológicos, a escala, as curvas de nível, as cotas, os cumes e as linhas de água. Tudo isto são saberes necessários para conseguirmos guiarmos numa carta. 


Fonte:http://files.geomica.webnode.com.pt/2000003289677397714/A%20Hist%C3%B3ria%20da%20Terra%20e%20da%20Vida.pdf
http://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/diversos/cartas/capitulo6.htm
http://www.gd4caminhos.com/orientacao/topografia/index.html

2 comentários:

  1. Muito boa esta publicação, bem resumida e bem explicita.
    Continuem assim!

    ResponderEliminar
  2. Caros,
    Informação muito útil no entanto, como posso obter uma lista de todos os sinais convencionais utilizados nas cartas geológicas de portugal?

    Vítor Martins
    vmbm@netc.pt

    ResponderEliminar