terça-feira, 9 de novembro de 2010

Formação de grandes estruturas geológicas

         Conhece-se hoje, que as cadeias de montanhas e outras estruturas geológicas estão em constante movimento. Estes movimentos vão perdendo intensidade ao longo do tempo, até porque algumas estruturas vão desaparecendo com o tempo.
                                             Leg.1-Estrutura geológica

Dorsais oceânicas
            Zona de pequeno relevo, existente no fundo oceânico. Nesta zona ocorre um limite divergente, o que provoca o expandimento oceânico.
                                               Leg.2-Dorsal Médio-oceânica

Acreção oceânica
            Afastamento progressivo de litosfera oceânica, o que permite a formação de uma nova litosfera oceânica, sendo este fenómeno muito lento.


Falhas transformantes
             Ocorre o deslocamento entre dois segmentos da dorsal, segmento este que não varia. Mas quando o deslocamento se realiza em sentidos contrários, formam-se sismos.

                                                      Leg.3-Falhas transformantes

Arco insular
            Tipo de relevo oceânico onde ocorrem fenómenos sísmicos e vulcânicos. Consiste num conjunto de alinhamento de ilhas vulcânicas associadas a uma fossa.
                                                 Leg.4-Arco insular

Bacias sedimentares
           Uma bacia sedimentar corresponde a uma depressão topográfica, ocupando por vezes áreas muito vastas na crusta terrestre. Estas depressões são preenchidas por depósitos constituídos, essencialmente, por rochas sedimentares, embora possam também existir rochas vulcânnicas.
                                                        Leg.5-Bacia Sedimentar

Cadeias Montanhosas
             Sempre que o processo de de convergência de placas  não é equilibrado por um processo de suducção total, passam a existir esforços compressivos, levando à ocorrência de processos de deformação continuar a ocorrer, obtém-se uma verdadeira cadeia de montanhas.
Leg.6-Formação de cadeias montanhosas








Reflexão:
          Grandes estruturas geológicas como as cadeias montanhosas sempre despertaram o interesse dos geólogos, a tectónica de placas ajudou a melhor compreender a formação destas grandes estruturas. Os fundos oceânicos tem um papel muito importante na geologia pois nestes locais a erosão e praticamente inexistente, daí os relevos serem reveladores de intensa actividade geológica.
          Um dos relevos mais interessantes dos fundos oceânicos são as dorsais oceânicas. Ao nível das dorsais oceânicas podemos observar um conjunto de falhas transversais que originam uma serie de interrupções denominadas de falhas transformantes.




Fonte: http://espaconaturaltocolando.blogspot.com/2010/04/estruturas-geologicas-e-rochas.html
          http://www.laalianzadegaia.com/energia_interna.html





1 comentário:

  1. Boa tarde caros colegas. Gostei da maneira como passaram a informação. É muito importante para o teste que se avizinha.
    Continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar