sábado, 20 de novembro de 2010

A medida do tempo e a História da Terra

          Relógios geológicos: permite estabelecer relações temporais entre os vários processos geológicos. Através destes “relógios”, podemos estabelecer datações “relativas” ou datações que permitem atribuir uma idade numérica, e que são chamadas de radiométricas.

          Estratigrafia: a estratigrafia tem por objectivo organizar o conhecimento geológico através da caracterização de um conjunto de materiais geológicos, estabelecendo relações geológicas entre diferentes regiões, com vista à reconstituição de uma história geológica.

                                          Fig.1- Um tipo de relógio geológico




“Relógios” sedimentológicos''

            Litostratigrafia: subdisciplina da estratigrafia que tem por fim a descrição e organização sistemática das rochas da crusta terrestre.

            Unidades litostratigráficas: são unidades estabelecidas a partir das características litológicas macroscópicas (mineralógicas e texturais).

            Formação: esta unidade litostratigráfica corresponde a um estrato ou a uma sequência de estratos que apresentam características litológicas, identificadas quer ao nível de um afloramento, quer através de uma sondagem.
                                   Fig.2- Um tipo de relógio sedimentológico

Reflexão: 
        Para conseguir medir o tempo e a história da Terra os geólogos criaram relógios geológicos e a estratigrafia para dividir os diferentes materiais geológicos. 
         Os métodos de datação baseados na cronologia relativa, quer a partir de dados de natureza sedimentológica (“relógios” sedimentológicos) quer de natureza paleontológica (“relógios” paleontológicos), permitem situar um determinado acontecimento geológico relativamente ao presente.


Sem comentários:

Enviar um comentário